Cerimônia de posse no Paço Municipal. (Foto: Altair Tavares)
O prefeito Sandro Mabel (UB) deu posse nesta segunda-feira (12) a Adonídio Neto ao cargo de secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). O nome foi indicado pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE).
Questionado pelo DG, Mabel afirmou que Neto terá como principal missão atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócios, sobretudo com ampliação do espaço para industrialização.
“Goiânia busca ampliar a industrialização e temos uma população que pode trabalhar nesses polos industriais que podem ser reforçados, como o moveleiro e o de confecção. Também podemos reforçar o financiamento de máquinas mais modernas e fortalecer a capacitação. Todo um trabalho que pode ser feito, e o secretário Adonídio tem experiência, com passagem pela Indústria e Comércio do governo estadual, por exemplo”, disse.
O primeiro titular da Sedicas foi Diogo Franco, irmão do vereador e então líder de Mabel na Câmara, Igor Franco (MDB). Depois, Bárbara Jullienny de Sousa atuou como interina. De acordo com o prefeito, a pasta ficou “meio parada” em 2025, o que amplia o trabalho do novo secretário. “Vai ter que fazer quatro anos em três.”
Servidor de carreira da Receita Estadual, Adonídio Neto tem 46 anos de idade. Já exerceu os cargos de delegado regional de Fiscalização de Goiânia, superintendente Executivo da Receita Estadual, subsecretário de Atração de Investimentos, subsecretário de Políticas Públicas de Obras e Saneamento e secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás. Segundo ele, o trabalho será construído no sentido de buscar investimentos para a cidade.
“Assumo a Sedicas com o desafio de potencializar as vantagens competitivas do município, atrair novos investimentos, diversificar ainda mais a matriz econômica e qualificar os profissionais. Assim, buscaremos melhorar nossa posição no mercado nacional e internacional”, afirmou o novo secretário. Adonídio também lembrou os bons indicadores da capital, como a 15ª maior economia do Brasil e a segunda do Centro-Oeste, além das potencialidades como hub regional em saúde, educação e polo de moda atacadista.
Reforma administrativa?
Na coletiva de imprensa após a cerimônia de posse de Neto, o prefeito Sandro Mabel não descartou novas mexidas no secretariado, embora não tenha expressado algum descontentamento específico.
“Equipe precisa sempre de ajustes. Temos outros pontos que estão sendo ou serão ajustados. É conforme a necessidade. A cidade muda de ciclo. Pegamos uma cidade arrebentada, endividada, que precisava de uma cara de secretariado. Conforme se desenvolve, acabamos tendo que trocar algumas pessoas”, ponderou.
Leia mais sobre: Adonídio Neto / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Sedicas / Política