Prisãо internacional
Prisão ocorreu na cidade de Caldas da Rainha, com apoio da Polícia Judiciária portuguesa
Condenado a 14 anos por homicídio qualificado, estava foragido há mais de uma década (Foto: reprodução)
1
1
Um homem condenado no Brasil a 14 anos de prisão por envolvimento na morte do jornalista e radialista esportivo Valério Luiz foi preso em Portugal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14/1). Trata-se de Marcus Vinícius Pereira Xavier, conhecido como “açougueiro”, que estava foragido há mais de uma década. Ele localizado pela Polícia Judiciária na cidade de Caldas da Rainha, no cumprimento de um mandado de prisão internacional.
O crime ocorreu em maio de 2012, em Goiânia. Na época, Marcus ocupava o cargo de gerente em um clube esportivo e havia sido criticado publicamente pelo jornalista. De acordo com as investigações, a retaliação foi planejada: ele contratou um terceiro indivíduo, fornecendo a arma de fogo e uma quantia em dinheiro para executar o assassinato.
Leia mais
Valério Luiz foi atingido por vários disparos enquanto dirigia seu veículo e morreu no local. Pela autoria do crime, Marcus foi condenado à pena de 14 anos de prisão, mas permaneceu foragido desde então.
Em Portugal, o homem vivia regularmente e trabalhava na construção civil. Após ser localizado, ele foi detido pela Polícia Judiciária e será apresentado ao Tribunal da Relação de Coimbra, que deverá analisar as medidas de coação e o processo de extradição para o Brasil.
As autoridades brasileiras seguem mantendo a cooperação internacional para garantir que o condenado responda pelo crime em território nacional.
Leia também