Aava e José Eliton se encontraram nesta quinta-feira. (Foto: Instagram)
A vereadora Aava Santiago se reuniu nesta quinta-feira (8) com o ex-governador José Eliton e o convidou para se filiar ao PSB. Em resposta, Eliton prometeu que vai “analisar com muito carinho” o pedido da parlamentar, que assumirá em fevereiro o comando da legenda em Goiás.
O ex-governador é um dos nomes cotados a ser o candidato da frente progressista no estado. Porém, como em 2022, tem mostrado certa relutância. “Naquilo que for chamado contribuirei com o projeto progressista em Goiás, não necessariamente como candidato”, escreveu em publicação no Instagram.
“Na minha visão, uma candidatura progressista deve ser uma construção coletiva, convocada pelo presidente Lula, se possível atraindo outras forças políticas e, que dialogue com a capital e com o interior, com todos os segmentos da sociedade, com bom projeto e, principalmente, que seja para valer, para disputar a eleição, para ir para o segundo Turno e vencer, e não apenas para marcar posição ou eleger bancadas”, completou.
Eliton revelou ainda já ter tido uma conversa sobre este respeito com os presidentes nacional e estadual do PT, Edinho Silva e Adriana Accorsi, além do deputado Rubens Otoni, e o secretário-geral do Conselhão, Olavo Noleto.
O ex-governador, contudo, reforçou apoio a uma agenda progressista em Goiás “como parte da consolidação de políticas públicas que impliquem em justiça tributária, desenvolvimento econômico por meio de incentivo ao empreendedorismo, de fortalecimento de conquistas sociais e direitos dos trabalhadores, de universalização de acesso ao transporte público, enfim, de uma agenda que vise abrir as portas para um futuro cada vez mais justo, democrático e soberano para o país.”
Apoio a Aava
A futura presidente do PSB é pré-candidata a deputada federal e, no encontro, recebeu apoio do ex-correligionário. Eliton defendeu que ela coloque seu nome na disputa, “pois representa uma visão moderna que irá contribuir com a melhoria da qualidade da representação goiana no Congresso Nacional.”
Aava anunciou seu acerto com o PSB na última segunda-feira (5), após reunião com o presidente nacional do partido, João Campos, no Recife. Desde então, ela tem buscado lideranças para integrar a legenda, com foco nas chapas proporcionais para deputado federal e deputado estadual, grande objetivo da sigla neste ano.
Seis possíveis candidatos
Ainda em dezembro, a presidente do PT goiano, Adriana Accorsi, anunciou que seis nomes podem encabeçar uma frente progressista em Goiás. Entre as lideranças políticas são potenciais candidatos ao governo estão o professor e vereador Edward Madureira (PT), o advogado Valério Luiz (PT), o presidente do Partido Cidadania, Iure Castro, o superintendente do Iphan-GO, Gilvane Felipe (sem partido), o professor Jerônimo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Adriana Accorsi, em 2024, e o próprio José Eliton.
Leia mais sobre: Aava Santiago / José Eliton / PSB / Política